A análise SWOT é uma ferramenta que consiste na análise do ambiente interno de uma determinada empresa por meio da investigação de suas forças e fraquezas, e do ambiente externo a partir das ameaças e oportunidades.
Essa ferramenta auxilia o negócio na tomada de decisões por meio da percepção do macroambiente no qual o empreendimento está situado. Ela tem como objetivo promover um diagnóstico estratégico com previsão e prevenção de desafios, ao mesmo tempo que direciona o tomador de decisões no que tange às diretrizes a serem seguidas.
A ferramenta em questão possui um formato de quadro com quatro quadrantes em que, em cada um, devem ser listados os elementos referentes ao negócio. Nesse sentido, preparamos 4 dicas para que você possa desenvolver a matriz SWOT do seu negócio:
1) Forças
Busque todos os pontos positivos dentro do ambiente interno do seu negócio que colaboram para o funcionamento e desenvolvimento do mesmo e, em seguida, os liste neste quadrante. As forças, em suma, são os elementos que favorecem o empreendimento.
Por exemplo: se o seu negócio possui uma ótima localização e é acessível para o seu público-alvo, isso é uma força a ser considerada.
2) Fraquezas
Descreva todos os pontos negativos dentro do ambiente interno de sua empresa, que atrapalham ou até impedem a concretização de seus resultados.
Nesse quadrante, devem ser elencadas todas as fraquezas que estão no seu alcance de transformação.
Por exemplo: se o seu negócio não possui um controle financeiro eficaz e os gastos estão acima do esperado.
3) Oportunidades
Analise todos os fatores que representam oportunidades de crescimento para o seu negócio no ambiente externo, que configuram vantagem competitiva.
Nesse quadrante é essencial entender todos os aspectos que estão fora do seu controle de transformação. Como exemplo, o aumento da tendência fit pode ser considerada uma oportunidade para um restaurante.
4) Ameaças
Entenda todos os pontos que representam ameaças ao desenvolvimento da sua empresa no ambiente externo, mostrando o que afeta a sua organização e é causador de dificuldades.
Assim como as oportunidades, as ameaças representam algo em que você não tem o poder de agir, mas devem ser analisadas para que possam ser neutralizadas ao seu máximo!
Por exemplo: caso o país onde o seu negócio se encontre passe por uma crise econômica, os seus consumidores podem optar por não consumir mais os seus serviços e, consequentemente, isso se tornará uma ameaça ao seu faturamento.
Desse modo, a Análise SWOT é a ferramenta ideal para entender suas forças e utilizá-las para potencializar as suas oportunidades, além de se livrar de suas fraquezas e ameaças!