O QUE A NETFLIX NOS ENSINA SOBRE ANÁLISE DE CONSUMIDORES

Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a NETFLIX é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming. Ela surgiu como um serviço de entrega de DVDs pelo correio. A expansão do streaming, disponível nos Estados Unidos a partir de 2007, começou pelo Canadá em 2010. Hoje, mais de 190 países têm acesso à plataforma. Sua primeira série original de sucesso foi House of Cards, um drama político criado por Beau Willimon e lançado em 2013.
A empresa produz centenas de horas de programação original em diferentes países, querendo aprimorar-se em aplicações e novas programações.

USUÁRIOS/CONSUMIDORES

Atualmente, seu número de assinantes já ultrapassa os 80 milhões.

Você deve estar se perguntando: “O que uma empresa de streaming global tem a ensinar sobre análise de consumidores?”

A resposta é: a forma como ela identifica as necessidades do seu consumidor.

Pois bem, a NETFLIX dominou o mundo oferecendo um serviço de streaming ilimitado e diferenciado, que fornece uma gama de conteúdos por um baixo preço (se comparado à operadoras de TV a cabo) e que podem ser vistos pelo usuário quando ele quiser. Além disso, ainda faz recomendações de filmes e seriados de acordo com o que a pessoa assiste e seus interesses, uma forma de reter clientes e desenvolver neles a vontade de assistir aquela programação.

A lógica da NETFLIX ao fazer sugestões é muito parecida com a uma Análise de Consumidores de um negócio. São coletadas as(os) dados/características do usuário/cliente, que serão processados por meio de uma metodologia e traduzidos em informação relevante para a empresa.

O ALGORITMO DA NETFLIX

A NETFLIX utiliza, como metodologia, um algoritmo que analisava os usuários com base tanto nos seus gostos quanto no gosto das pessoas que viviam no mesmo país. Entretanto, a empresa identificou que o uso dessa amostra para analisar e escolher sugestões para seus clientes não funcionaria tão bem (talvez pelo fato de que o consumo de conteúdo do país não fosse adequado ao gosto individual de um usuário). Assim, foi desenvolvido um sistema de recomendações que divide os usuários de várias partes do mundo em grupos de interesse, para que as sugestões sejam feitas independente do lugar que vivem. Isso a deixa mais precisa e assertiva.

APLICANDO A LÓGICA EM UM NEGÓCIO

Numa Análise de Consumidores, os pesquisadores definem uma população de interesse, as metodologias de obtenção de dados e o tamanho da amostra dessa população. Com isso, é possível usar métodos estatísticos para analisar elementos de uma população (exemplo: moradores idosos da cidade do Rio de Janeiro); identificar informações relevantes para um negócio (exemplo: poder de compra e preferências desses elementos); tomar decisões para melhorar o seu negócio (exemplo: estratégia de Marketing voltada para esse público).

Temos muito o que aprender com grandes empresas do mercado e, apesar de parecer difícil, muitos conhecimentos podem ser aproveitados, sejam eles de Análise de Consumidores, Liderança, Engenharia, Finanças etc. Não deixe de estudar casos de sucesso dessas empresas e mantenha-se atualizado para estar sempre à frente de seus concorrentes.

Fontes:

MANS, M. Netflix ajusta método que faz sugestão de filmes e séries de TV. O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo. 18 de fev. 2016. Disponível aqui.

Wikipedia. Disponível aqui.


A Análise de Consumidores constitui uma das principais áreas de conhecimento da CEFET Jr..  Já realizamos diversos projetos desse e, com o nosso aprendizado em Pesquisa de Mercado, buscamos gerar conteúdos que possam ajudar nossos clientes a entender e melhorar e seus negócios. Achou interessante? Por que não aplicar na sua empresa?

Caso não tenha tempo para isso, você pode nos pedir uma reunião de diagnóstico totalmente GRÁTIS aqui!

Para saber mais dos nossos projetos de Análise de Consumidores, clique aqui!

CEFET JR.
16 Anos de Experiência em Gestão de Negócios.

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print