O que são os milestones?
A palavra “milestone” vem do inglês e em tradução direta significa: “um importante evento no desenvolvimento ou história de algo ou alguém”. No campo dos negócios, milestones compreendem os marcos de um projeto, isto é, as etapas que devem ser alcançadas cronologicamente, para que se atinja o objetivo principal da organização.
Ao criar os milestones, o executor consegue destrinchar de forma clara o que será feito no decorrer dos processos. Mas essa técnica não se resume a apenas um check-list. Através das macros é possível sempre verificar se o progresso feito até o momento está de acordo com o previsto durante a elaboração. E dessa forma, o responsável poderá corrigir eventuais falhas.
Um exemplo do dia a dia…
A estruturação das macros toma como base os passos cruciais para a execução do plano. Para mobiliar uma casa, por exemplo, as macro etapas seriam: tirar as medidas de cada cômodo, selecionar o tipo de material a ser utilizado em cada espaço, realizar o corte para se chegar no móvel desejado e, por fim, montar em seus respectivos ambientes.
Veja na imagem, um exemplo de design de milestones:
Do ponto de vista empresarial, de forma análoga à mobília de uma casa, os milestones acompanham o empreendedor desde o momento em que a empresa é aberta, uma vez que para tal realização, as etapas consistem em: encontrar um contador, realização de um contrato social, alvará de localização e funcionamento, CNPJ, etc.. Até a organização das etapas para alcançar o objetivo principal da organização, a visão da empresa.
Quais ferramentas podem auxiliar a estabelecê-los?
Você pode estabelecer as macros de diversas formas, podendo inclusive até formulá-las em um papel. Entretanto, o avanço tecnológico permitiu a criação de plataformas específicas de gerenciamento tal como “Microsoft Project”, “Pipefy” e um software brasileiro chamado “Project Builder”.
Por isso, deve-se estruturar de forma clara o que será feito no decorrer do plano, uma vez que o mal planejamento acarretará em um desfecho diferente do esperado ou até mesmo na não conclusão do projeto.
Concluindo..
Os milestones servem como um “norte”. Sua principal função é a de guia para que a empresa consiga alcançar tudo o que foi proposto. De nada adianta chegar a um dado momento do projeto para ter certeza de que algo saiu errado, é preciso antecipar-se e atuar preventivamente.
E sim, os milestones fazem parte do planejamento estratégico de uma empresa. Por isso, é essencial que se estabeleça tais pontos de desenvolvimento.