Pra começar, o que é ”Homeoffice”?

Que todos já ouviram falar sobre homeoffice não é novidade, mas você sabe o que, de fato, caracteriza esse tipo de trabalho?

Bom, o “trabalho caseiro”, como é traduzido, não é necessariamente realizado em casa. Ele pode ser feito em hotéis, cafeterias, aeroportos, etc. Qualquer lugar que possa servir como um escritório fora da empresa e ser tratado como ’’trabalho portátil’’ é considerado homeoffice.

Nos Estados-Unidos 40% dos trabalhadores são adeptos ao homeoffice. Enquanto que no Brasil apenas 26% das organizações liberam seus empregados para realizarem esse estilo de trabalho. Uma pesquisa realizada no Banco do Brasil relatou que cada funcionário aumenta sua produtividade em 15% quando trabalha de casa. Sendo assim, uma das razões pela qual o home-office vem crescendo cada dia mais: ele reduz os custos da empresa e amplia o conforto do funcionário.

Impacto direto nas organizações

Na redução dos gastos, incluem-se fatores como vale-transporte e consumo de energia no espaço físico da empresa. Além disso, o tempo perdido com deslocamento pelos funcionários é revertido em até três semanas em horas livres a mais por ano. Já para os papais e mamães, o home-office lhes permite passar mais tempo com seus filhos e, do outro lado, a empresa não perde a qualidade do trabalho daquele colaborador.

Alguns cuidados devem ser tomados com o homeoffice

Todavia, o home-office também apresenta algumas desvantagens. Podemos destacar a falta de troca de conhecimento entre os empregados na hora de tomar decisões. Além da perda da compreensão nos diálogos e reuniões; uma vez que conversar por videoconferência, mensagens ou ligações não traz o mesmo resultado que uma conversa pessoalmente.

Quer ajuda?

E para te ajudar nessa decisão ou adaptação ao homeoffice, fizemos um checklist (clique aqui) com o que você deve fazer novo modo de trabalho!

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print