Você sabe o que é marketing verde? Já pensou em introduzir na sua empresa?
Vem com a gente que vamos explicar direitinho do que se trata e por quê tantas empresas estão aderindo!
Você já deve saber que a demanda por produtos sustentáveis está muito maior ultimamente! Basta olhar ao entorno e perceber como as empresas estão se envolvendo cada vez mais em ações sustentáveis que buscam reduzir os impactos nocivos à natureza. Dessa forma, essas ações estão presentes em mercados, que não oferecem mais sacolas plásticas de graça, em lanchonetes e restaurantes que não possuem canudos ou oferecem uma opção sustentável, entre outros.
Mas como o Marketing Verde se relaciona com isso?
O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing é um marketing que possui foco no cuidado de produzir produtos. Eles devem possuir uma composição sustentável, seja no modo de produção, na economia de água, por exemplo, ou do produto, em ser ecologicamente correto.
A partir de ações como essas, algumas empresas utilizam delas para se autopromover como uma marca que possui consciência ecológica. Em uma sociedade que está cada vez mais preocupada com o cuidado do planeta este é um ponto muito positivo.
Trazendo dados palpáveis…
Segundo uma pesquisa realizada pela Multinacional Tetra Pack, a questão da sustentabilidade nas empresas faz parte da decisão de 77% dos consumidores. Essa pesquisa foi realizada com 200 formadores de opinião na China, Brasil, França, Alemanha e Estados Unidos e possui um total de 6.600 entrevistados.
Sendo assim, fica claro que uma empresa ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos.
No entanto, é claro que de nada adianta fazer um marketing verde e não possuir de fato ações que deem credibilidade a empresa. Ou seja, para que a empresa transmita a imagem de consciência ecológica, primeiramente é necessário que sejam realizadas atitudes reais de responsabilidade ambiental, econômica, cultural e social.
Existem alguns critérios para que uma empresa se enquadre na proposta do marketing verde:
- Ecologicamente correta;
- Economicamente viável;
- Socialmente justa;
- Culturalmente aceita;
E, é claro, que os famosos 3R´s também devem estar presentes, são eles: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Evite o GreenWashing!
O termo GreenWashing, traduzido para o português como Lavagem Verde, diz respeito a empresas que vendem uma imagem de “Amiga da Natureza” mas na verdade realizam ações contrárias, que na verdade geram impactos negativos ao meio ambiente. Trata-se de uma propaganda enganosa, em que, uma informação é passada mas a realidade é outra.
Portanto, tal atitude pode ser muito desastrosa para uma empresa, podendo ser fatal. Enganar os consumidores nesse aspecto pode arruinar toda a imagem da empresa perante a sociedade.
Existem certificações no Brasil que comprovam a veracidade do marketing da empresa, algumas delas são: FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL , Ecocert e ISO 14021.
Para iniciar, segue algumas dicas de atitudes positivas ao meio ambiente que você pode utilizar na sua empresa:
- Redução de materiais de baixa durabilidade;
- Economia de água na produção;
- Ações de reciclagem;
- Elimine testes em animais;
- Utilização de materiais ecológicos;
E, exemplos de algumas empresas que utilizam a estratégia do Marketing Verde:
- Natura;
- Walmart;
- Vizcaya;
- NATIVE;
Está esperando o que?
Além disso, vale ressaltar que, nessa busca pela responsabilidade ambiental, econômica, cultural e social, a empresa que as utiliza possui muitos ganhos, além de conquistar o público, como: economizar energia e dinheiro nos processos e a grande possibilidade de haver uma boa economia em longo prazo e obter lucros de qualidade, e não só de quantidade, analisando a demanda do público.
Vimos que o marketing verde só tem o que acrescentar em uma empresa! Está esperando o que para iniciar as ações sustentáveis na sua?
Aprenda mais sobre Marketing: Produção de conteúdo: aprenda a desenvolver