Quais os principais critérios para uma boa análise de concorrentes?

A relação entre uma organização interna bem estruturada e produtividade se faz muito importante para o bem de um negócio. Porém, o cenário interno não é o único que possui tamanha relevância. A análise de concorrentes se faz tão importante quanto, visto que são ameaças em potencial ao empreendimento.

O aumento da visibilidade de um concorrente é um fator que decorre principalmente de como a marca está posicionada. Logo, deve-se explorar ferramentas dessa análise para melhorar as estratégias do próprio negócio. Ao estudar os direcionamentos de outras empresas, podemos avaliar o que está dando certo e o que faria sentido para a sua empresa.

Além disso, conseguimos identificar pontos em que essas empresas estão errando para não reproduzirmos. Com isso, poupamos tempo e produtividade. Pilares esses fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento. Uma vez mapeado os concorrentes, deve-se definir os critérios de avaliação.

Definição de critérios

É muito difícil mensurar um empreendimento como um todo. Logo, é importante dividir a análise de concorrentes em critérios específicos, que variam de acordo com a necessidade e o interesse de cada tipo de negócio. E, seguindo esse raciocínio, alguns critérios são mais relevantes que outros. Por esse motivo, pode-se usar pesos em cada critério, de acordo com a preferência. No final da avaliação realiza-se uma média geral dos critérios estudados, resultando em uma nota final.

Os critérios mais usados em uma análise de concorrentes geralmente se concentram em: pontos de venda, divulgação e preço.

Pontos de venda

O local onde o produto ou serviço do seu concorrente está sendo vendido é muito importante na hora de realizar estratégias de venda. Do mesmo modo que avaliar a localização de um ponto de venda específico se faz importante, a questão de estacionamento, acessibilidade como estações de trem, ônibus e metrô. Também é importante para saber se o seu produto ou serviço está ao alcance do seu público-alvo, pois de nada adianta vender para não está disposto a comprar.

Divulgação

O crescimento do uso de redes sociais tem gerado um alcance cada vez maior para as empresas atualmente. aumentando sua visibilidade no mercado de maneira mais rápida. Em um mundo cada vez mais competitivo como o nosso, estar a par dos acontecimentos no meio digital é de extrema relevância. Com isso, é válido identificar a frequência de postagens de seus concorrentes. Ou seja, se postam semanalmente, mensalmente ou se não mantém um padrão. A intensidade das publicações. O cuidado que se tem com a arte visual do post. Uma identidade visual consolidada. O engajamento de seus seguidores. Assim, é possível realizar uma ótima análise de concorrentes.

Além disso, dependendo do negócio, outros meios de veiculação ainda se tornam muito válidos por manterem sua eficiência. Exemplo disso são cartões de visita em um consultório, pois seu marketing boca a boca é um grande disseminador.

Preço

Não se faz eficaz avaliar um preço qualitativamente, ou seja, dizer se o mesmo é barato ou caro. Isso porque, dependendo da classe social, não será de acordo geral falar que um serviço é barato, por exemplo. Muitas pessoas de baixa renda não concordariam com a afirmação por não dispor de dinheiro suficiente para pagá-lo.

Com isso, é bom avaliar quantitativamente o valor do produto ou serviço igual ao seu vendido pela concorrência. Isso pode se dar através da estratégia de cliente oculto, onde liga-se para a empresa estudada passando-se por um falso cliente na busca de conseguir mais informações. Dessa forma, o empreendedor saberá se seu preço está seguindo uma faixa padrão, se está muito mais caro ou até barato que os demais.

E aí, gostou dessas dicas? Temos também um E-book sobre outros tipos de análise

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print