Auditoria da qualidade: Mantenha Seus Processos Otimizados

As auditorias da qualidade são práticas que a organização adota para evitar desvios e irregularidades, assim, manter um nível elevado de conformidade dos processos, produtos ou sistemas.

Imagine uma empresa que possui uma extensa produção de mercadorias e vários processos para gerenciar. No entanto, nenhum é mapeado e não há clareza nas etapas de execução. Toda essa má gestão acaba gerando muito retrabalho, perdas de insumo e consequentemente custos muito altos para a organização. A implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ) poderia evitar isso.

Sua empresa não tem os processos mapeados? Converse com nossa equipe e entenda como podemos te ajudar

Agora, imagine que essa empresa já tenha realizado o mapeamento dos seus processos e implementado as otimizações. Como ela sabe que sua operação continua atendendo aos requisitos de qualidade? É aí que entram as auditorias da qualidade.

O que é uma auditoria da qualidade?

Uma auditoria da qualidade é uma ação programada e documentada para verificar a eficácia da implementação do sistema de qualidade. Deve ser executada por personagens que não tem ligação com a área auditada a fim de constatar evidências objetivas e identificar não-conformidades.

Com isso, pode-se obter informações para a administração da empresa que possibilitam reconhecer potenciais otimizações da qualidade dos produtos e processos, com foco na melhoria contínua.

As auditorias são, portanto, importantes ferramentas de gestão da qualidade, com um caráter muito mais preventivo do que corretivo, uma vez que seu objetivo é verificar a conformidade dos sistemas

Objetivo e importância da auditoria da qualidade

Existem diferentes tipos de auditoria com foco nas mais variadas áreas da empresa: financeira, contábil, fiscal e tributária, operacional, etc. O objetivo é diferente para cada empresa, mas de maneira geral, é examinar o funcionamento dos processos, avaliar se os sistemas estão em conformidade com as especificações de desempenho estabelecidas pelo cliente e até pela empresa.

Com a auditoria, pode-se verificar o processo de tomada de decisão da empresa, com relação à qualidade. Com tais análises à disposição, a administração da empresa terá uma visão ampliada da empresa, maior consciência para qualidade e orientação para a busca da melhoria contínua.

Tipos de auditoria

Pode-se dividir as auditorias em três tipos:

  • Interna

Também conhecida como auditoria de primeira parte, a auditoria interna, como o nome sugere, é aquela realizada dentro da própria empresa por um funcionário que não seja pertencente à área auditada.

O objetivo é monitorar e corrigir possíveis erros, analisando se os padrões da qualidade estão de acordo com normas como a ISO 9001. Esse monitoramento é muito importante, pois servirá como um direcionador para a gestão da qualidade e prepara a equipe para a auditoria externa.

Realizando esse tipo de auditoria, com uma certa regularidade, a empresa já é capaz de garantir padrões de organização, além de estimular o comprometimento com a qualidade.

Diferença de Auditoria Interna e Compliance

Apesar de se complementarem, a auditoria interna e o setor de compliance diferem em seus objetivos!

O compliance tem o papel de definir e estabelecer regras, normas e procedimentos diários, a fim de se cumprir as leis e padrões de órgãos regulamentadores. Enquanto isso, a auditoria interna tem a função de fiscalizar a execução dessas normas e identificar oportunidades de aperfeiçoamento.

  • Externa

Segunda parte:

Este tipo de auditoria visa examinar um fornecedor da empresa. Tem como objetivo avaliar a qualificação dos produtos ou serviços fornecidos. É um procedimento importante, pois, garante que a terceirizada esteja seguindo os padrões de qualidade estabelecidos. 

Essa auditoria serve para suprir a necessidade de controlar, de certa forma, a qualidade dos fornecedores. Também é um importante fator de influência nas decisões de compra do cliente.

Terceira parte:

As auditorias de terceiros são importantes para as empresas que ainda buscam a certificação nas normas ISO. O objetivo é obter certificação ou aprovação de licença, comprovando a eficácia dos sistemas de gestão da qualidade por parte da empresa auditada. 

Esta é realizada por auditores de órgãos certificadores, independentes da organização auditada e livre de qualquer conflito de interesses. Dessa forma, além da possibilidade de certificações, essa auditoria também pode resultar em multa ou penalidade, caso as normas não estejam sendo atendidas. 

É importante ressaltar que a aquisição de certificações em normas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e outras, é uma escolha estratégica das organizações. Ou seja, empresas que visam o reconhecimento externo ou melhor posição no mercado cada vez mais competitivo.

Resumindo…

As auditorias não podem ser entendidas como uma caça às bruxas. Pelo contrário, elas servem para tornar os controles mais eficientes, detectando indícios ou existência de irregularidades nos processos. No entanto, para que a auditoria da qualidade atinja esses objetivos, antes, é preciso que a empresa já tenha conhecimento de suas atividades, com seus processos mapeados e documentados corretamente.

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print