O que é uma empresa GPTW (Great Place to Work ou Melhores Empresas Para Trabalhar)?
Em meados dos anos 80, nasceu a empresa de consultoria Great Place to Work. Essa é uma empresa que atua globalmente certificando organizações que possuem excelentes ambientes de trabalho e contribui para o desenvolvimento das empresas, apoiando a construção de ambientes mais acolhedores, de maior credibilidade, com melhores líderes e membros mais engajados.
Ganhar o selo GPTW é um bom sinal, pois significa que sua empresa é um ótimo lugar para se trabalhar! Com esse selo, as empresas conseguem atrair melhores colaboradores, garantem que os membros continuem mais tempo motivados e produtivos, e contribui diretamente para o crescimento da instituição.
Por que é importante ser uma empresa GPTW?
Ao obter o selo GPTW, você certifica que sua empresa possui um bom clima organizacional. Logo, é um lugar em que os colaboradores sentem confiança e acolhimento, além de estarem alinhados com a cultura da empresa.
Esse selo é extremamente importante, pois ele garante um diferencial perante as empresas concorrentes no mercado. Ele demonstra aos clientes que a empresa se preocupa com seus funcionários e com o ambiente de trabalho.
Como conseguir o selo GPTW
O programa Great Place to Work utiliza um modelo de avaliação do clima organizacional para avaliar se as empresas devem ou não receber um selo de excelência. Esse modelo é no formato Trust Index, isto é, onde a pesquisa realizada se baseia na percepção dos colaboradores e fornece uma análise clara do estado da cultura do ambiente de trabalho. Em outras palavras, mede o nível de satisfação dos membros em relação ao ambiente de trabalho em que atuam.
As empresas interessadas em participar precisam se inscrever no site, escolhendo dentre as opções a que melhor se encaixa para o seu modelo de negócio.
A pesquisa a ser realizada é composta de diversas questões afirmativas que serão ponderadas pelos funcionários. Já a nota final será calculada através de uma média ponderada de todas as respostas obtidas. As questões presentes estão relacionadas principalmente às 5 dimensões abaixo:
- Credibilidade: Mensura o nível de percepção dos colaboradores em relação à transparência, competência, honestidade e integridade de seus gestores.
- Respeito: Mensura o nível que os colaboradores se sentem respeitados e valorizados pessoal e profissionalmente por seus líderes e colegas no ambiente de trabalho.
- Imparcialidade: Avalia se os gestores são imparciais em relação às decisões tomadas que beneficiem os colaboradores.
- Orgulho: Mede o nível de orgulho dos funcionários, se “vestem a camisa da empresa” e estão engajados com os processos da empresa.
- Camaradagem: Mede o nível de companheirismo e relacionamento entre os funcionários da empresa.
Apenas as empresas que atingirem uma nota mínima de respondentes e que obtiverem nota igual ou maior que 70% na pesquisa de clima organizacional serão certificadas, e essa certificação só será válida por 1 ano, tendo que ser renovada após esse período.
Ranking de empresas
Após a certificação anual, algumas empresas podem se inscrever para participarem do ranking nacional. Existe um critério para a classificação no ranking onde são avaliados além do questionário com os funcionários, mais nove critérios avaliados em um relatório preenchido pelo RH, sobre práticas de gestão de pessoas, em que se analisa as práticas de: contratar/receber; inspirar; falar; escutar; desenvolver; agradecer; cuidar; celebrar e compartilhar.
Dentro do ranking nacional, há rankings de classificação que abrangem ramos de atuação específicos, como é o caso das Melhores Empresas para se trabalhar no setor de TI, ou das Melhores Empresas para as Mulheres, assim como classificações que levam em consideração o tamanho da empresa. A classificação final segue um calendário de rankings e as empresas elegíveis que queiram disputar posição no ranking devem estar atentas as datas limites de inscrição.
A revista Época Negócios tem parceria com a empresa GPTW e divulga anualmente a lista com a posição das empresas, conforme as categorias de avaliação:
- Multinacional (Médio porte)
- Nacional (Grande, médio e pequeno porte)
- Regional (Estadual)
- Setorial (De acordo com o setor das empresas)
- Temático (Respeito a conceitos como LGBTQ+, Étnico Racial, Gênero, entre outros)
Em relação ao ranking América Latina, as categorias de divisão são:
- Multinacionais
- Grandes Empresas Nacionais
- Pequenas e Médias Empresas Nacionais
Dicas para ter uma empresa GPTW
Dada a importância de se tornar uma empresa GPTW, aqui vão algumas dicas essenciais para já colocar em prática, em prol de se tornar uma:
Tenha funcionários alinhados com a cultura
É muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura da empresa. Todas as atitudes e tomadas de decisões devem estar alinhadas com a missão, visão e valores. Os colaboradores que possuem objetivos e opiniões que se assemelham aos da empresa, tendem a trabalhar melhor e ter mais motivação no seu dia a dia.
Tenha uma cultura de feedback
Uma empresa que tem o costume de dar feedbacks constantes aos seus colaboradores mostra um sinal de transparência, além disso, dar e receber feedback é um bom indicativo de que a empresa e os seus colaboradores querem o melhor um para o outro. Assim, quanto mais os colaboradores recebem feedbacks, mais confiança eles sentem em dar um feedback de volta, sendo essa uma ótima forma de alinhar as expectativas e necessidades de cada um.
Tenha uma boa comunicação interna
A comunicação é uma das coisas mais importantes nas empresas, a falta dela pode prejudicar e desalinhar os colaboradores. Sua falta pode gerar desalinhamento e falta de confiança entre os colaboradores, prejudicando o desempenho do projeto. Além de falar, também é muito importante ouvir sua equipe.
Ao se atentar a todos esses aspectos e buscar desenvolver da melhor forma possível o clima organizacional da sua empresa, é possível alcançar um desenvolvimento muito mais consistente, com a certeza de que seus colaboradores acreditam no projeto da empresa e estão contentes de trabalhar nesse ambiente.
Portanto, assim como as outras boas práticas de gestão, seja financeira, de marketing, ou as que visam o melhor atendimento ao cliente possível, a manutenção de um bom ambiente de trabalho é indispensável para o sucesso da empresa.
Você também pode saber mais sobre cultura empresarial no nosso Blog!