Custo e despesa: existe alguma real diferença entre os dois tópicos? Qual é essa diferença? Como aplicar ao fluxo de caixa do meu negócio?
Qual a diferença entre custo e despesa?
Muitas pessoas se deparam com essa dúvida enquanto cuidam das finanças da sua empresa. Mas a resposta para essa questão é mais simples do que parece: nenhuma. Sim, não existe diferença real entre os dois conceitos.
Por mais que muita gente pense que as palavras têm significados distintos, as duas são sinônimos de gastos que sua empresa tem. Sem esses gastos, não seria possível produzir os bens ou serviços do negócio, e não haveria a entrada de receita.
“Mas então todo esse texto aqui embaixo é para explicar que custo e despesa é a mesma coisa?” Não. Por mais que os dois sejam sinônimos de “gastos”, existem variações desses gastos, e esses sim possuem diferenças. Eles podem ser fixos ou variáveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!
Despesas/custos Fixos
São os gastos relacionados à estrutura da sua empresa. As Despesas Fixas são “fixas” porque faça chuva ou faça sol, elas sempre estarão presentes na conta no final do mês. Ou seja, elas não dependem do nível de atividade produtiva da empresa.
Mas esteja atento: isso não quer dizer que seus valores não variem conforme o tempo. Essas variações dependem de outros fatores, que não estão ligados aos seus produtos finais.
Alguns exemplos de despesas/custos fixos: Luz, Água, Telefone, Contador, Aluguel, Tarifa Bancária, Pró-Labore, Salários, etc.
Despesas/custos Variáveis
São todos os gastos diretamente relacionados ao seu produto ou serviço. Ele é variável porque o seu gasto total varia com a sua demanda.
Ou seja: quanto mais vendas, mais custos variáveis, quanto menos vendas, menos custos variáveis. Eles são diretamente proporcionais.
Alguns exemplos de despesas/custos variáveis: impostos, comissões, Matéria Prima, Terceirização do Serviço, Taxas de Cartão, etc.
Agora que sabe mais sobre alguns dos conceitos, você diria que tem feito uma gestão financeira correta da sua empresa? Você sabe analisar bem os indicadores relativos às suas finanças?
Para realizar uma análise completa do seu fluxo de caixa e alavancar a gestão das suas finanças, baixe o nosso E-book inédito e gratuito: Análise do Fluxo de Caixa.