A seguir vamos mostrar os 5 passos mais importantes para você realizar o Mapeamento da Cultura Organizacional da sua empresa. Com isso, será possível fortalecer a missão e os valores entre todos os colaboradores para atingir sua visão.
Antes de tudo, é preciso entender o que é Cultura Organizacional. Para isto, clique aqui e entenda tudo sobre o conceito, sua importância e exemplos reais.
“A cultura organizacional inclui as expectativas, experiências e filosofia da organização, bem como os valores que orientam o comportamento dos membros e são expressos na autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras.” – The Business Dictionary
Entender o que é a cultura organizacional é o primeiro passo para iniciar o processo cultural da sua empresa.
Mas qual a importância de fazer um Mapeamento de Cultura Organizacional?
O Mapeamento da Cultura Organizacional é a base para as mudanças necessárias que irão determinar a sobrevivência e o fortalecimento da empresa.
Para fortalecer a sua marca, é preciso alinhar seu desenvolvimento com aquilo que a organização acredita. E, assim, direcionar o trabalho dos colaboradores, os levando a se engajarem e se relacionarem mais com a empresa.
O mapeamento da cultura organizacional é fundamental para todas as empresas. Isso, pois visa descobrir qual é a sua cultura predominante. Além disso, avalia se essa cultura está alinhada aos objetivos e à estratégia da organização.
Pensando nisso, trouxemos um passo a passo que te ajudará nessa jornada. Continue lendo!
1º Passo: Defina Missão, Visão e Valores
A missão, a visão e os valores são o tripé que irá direcionar a sua empresa para o planejamento estratégico. Ou seja, é o passo a passo para alcançar os resultados almejados.
Nesta etapa, é importante levar em consideração os comportamentos diários dos colaboradores e os objetivos da empresas.
Por isso, é hora de definir:
- Missão: É o propósito da empresa existir. É sua razão de ser;
- Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar em certo período de tempo;
- Valores: São os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
Para elaborar esses conceitos, sugerimos que seja feita uma imersão cultural. Ela serve para entender de fato o que os colaboradores entendem sobre a cultura da empresa e para estabelecer oficialmente o que irá guiar as próximas ações.
2º Passo: Promova treinamentos
Após definir a missão, a visão e os valores, é preciso promover treinamentos para que seja feito um alinhamento entre todos os funcionários da empresa.
Além disso, os treinamentos são uma das melhores maneiras de promover a integração entre os vários setores da companhia e de mostrar a aderência às propostas empresariais. Por isso, o setor responsável pela organização de treinamentos de equipe, geralmente o setor de RH ou de Gestão, deve pesquisar e elaborar treinamentos que engajem e que criem o sentimento de pertencimento a empresa.
Ou seja, a promoção de treinamentos influi a cultura da empresa de modo a engajar e integrar partes da empresa que, no dia a dia, não iriam interagir. Isso faz com que a empresa crie um sentimento de pertencimento e um movimento em prol de um objetivo em comum.
3º Passo: Defina e analise os objetivos
Agora, é preciso analisar os objetivos da empresa. Por quê?
É por meio dessa análise que se torna possível perceber vários pontos da cultura organizacional. Afinal, são as metas e seus andamentos que mostram a aderência dos funcionários aos valores da companhia.
Portanto, reveja a visão e defina objetivos que façam sentido com o rumo que a empresa deve tomar. Além disso, não deixe de analisar o andamento desses objetivos, pois isso é fundamental para entender se a empresa está engajada para atingi-lo ou não.
Uma forma de definir esses objetivos é através da metodologia OKR, clique aqui e saiba mais!
4º Passo: Realize pesquisas internas
A pesquisa, também, deve fazer parte do mapeamento estratégico da cultura organizacional de uma empresa.
Para isto, vale a pena elaborar Avaliações de Desempenho (AVD), pois isso irá ajudar na identificação do alinhamento entre os objetivos da companhia e as competências dos profissionais, bem como as lacunas existentes.
Além disso, é interessante realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) para entender como está a relação das pessoas no ambiente de trabalho.
Para fazer um bom acompanhamento interno, tanto a Avaliação de Desempenho, como a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), devem ser realizadas em períodos constantes.
5º Passo: Tenha gestão de conhecimento
Por último, mas não menos importante, é preciso criar uma forma de armazenar todo o conhecimento. Ou seja, estruturar, armazenar e direcionar o conhecimento de modo que todos os setores trabalhem em sintonia, garantindo a evolução dos negócios.
O conhecimento é valioso por estar próximo da ação com relação à estratégia, concorrentes, clientes e colaboradores. Portanto, armazene todas informações em relação à cultura para que seja algo de fácil acesso a todos, inclusive futuros funcionários.
Agora você já sabe o passo a passo de como realizar o Mapeamento de Cultura Organizacional da sua empresa!
Como foi possível ver ao longo do artigo, a cultura organizacional interfere de diversas formas no êxito das tarefas diárias.
Por isso é tão importante mapeá-la de forma correta para poder suprir as necessidades da empresa e também para aumentar a sua presença no mercado.
Não perca tempo e entre em contato conosco para realizar o Mapeamento de Cultura completo e aprofundado! Faça um diagnóstico gratuito e melhore a sua empresa!