Como mapear seus concorrentes através da análise CVA

Não importa se você está começando do zero ou otimizando suas estratégias de marketing. Conhecer, entender e acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo é essencial para tomar decisões que realmente entreguem resultados. Para tal, é necessário elaborar ações mais competitivas e eficientes. Logo, para descobrir a posição da sua empresa dentro do seu segmento no mercado e inová-la. Ou ainda para entender melhor o que o seu cliente espera dela, apresentamos uma ótima ferramenta de análise para você utilizar: a matriz CVA.

O que é a matriz CVA?

A matriz CVA é uma ferramenta para avaliar a empresa em questão e os concorrentes, na visão do cliente. Por essa avaliação é possível identificar os pontos a serem melhorados e, dessa forma, se superar em relação aos concorrentes. Também reconhecer quais aspectos devem ser mantidos, por já se destacar positivamente.

Mas como fazer uma análise CVA?

Então, o primeiro passo para uma boa análise CVA é saber identificar, de fato, quem são seus potenciais concorrentes. E, em muitos casos, não basta apenas ficar de olho nos concorrentes diretos, mas também os indiretos.

Procure fazer uma pesquisa inicial para conhecer as principais empresas do mercado em que seu negócio se insere. Após definir as empresas que serão analisadas, sem esquecer do seu próprio empreendimento, é necessário definir os critérios de comparação. Nesse momento você precisará identificar os critérios possuem as opiniões mais relevantes dos clientes, entre outros aspectos que você julgue necessário avaliar. Para auxiliar na comparação, crie legendas para definir o que será avaliado em cada atributo.

Tendo definido, é o momento de determinar métodos para capturar dados reais do mercado para a análise. Ademais, uma grande vantagem da atualidade em relação a décadas passadas é a quantidade de dados disponíveis para acesso e consumo. O que auxilia essa etapa da CVA!

Depois das características serem escolhidas, é atribuído um peso para cada tópico, de acordo com o que é mais relevante para empresa. A partir daí se inicia a captura dos dados de opinião dos clientes, para os seus concorrentes e seu próprio empreendimento. Para classificá-las, é recomendado atribuir notas de 1 a 5. Com essa nota e o peso, é feito uma comparação levando em conta certos critérios escolhidos.

A partir disso, é possível avaliar a posição competitiva da empresa por meio do índice que é referente a nota da empresa, dividido pela média dos concorrentes.

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print