Muitas pessoas já ouviram falar sobre Mapeamento mas pouca gente sabe de fato o que é. O Mapeamento de processos é uma técnica usada para entender como cada área do negócio está operando de forma clara e simples. Através de fluxogramas, cada etapa dos processos é desenhada de forma bem visual ilustrando como as coisas devem fluir.

Portanto, esse exercício de mapear cada operação é fundamental para gestão de conhecimento. Além de que é a partir de um mapa bem estruturado que é possível identificar gargalos, retrabalhos, funcionários ociosos e etapas desnecessárias.

Assim, o propósito do mapeamento de processos é melhorar a eficiência de organizações e empresas.

O mapeamento acontece em 3 etapas:

  1. Entrevistas com todos os funcionários;
  2. Desenho dos processos em alguma plataforma;
  3. Normas de procedimento.

Sobretudo, se você quiser saber mais a fundo como funciona cada uma dessas etapas basta clicar aqui.

O mapeamento de processos tem a ver com comunicar seu processo a outras pessoas. Logo, uma empresa que não possui essa comunicação clara do que deve ser feito em cada área, acaba colocando sua eficácia em risco.

Ademais, a desorganização dos processos gera uma grande queda de produtividade, além de que pode causar desmotivação dos funcionários, o que acarreta na perda de dinheiro e muitas vezes até a falência.

O mapeamento é fundamental para colocar sua empresa em um outro nível, mais madura e eficiente. Garantindo o atingimento de suas metas e conquistando cada vez mais clientes!

E aí, gostou desse conteúdo?

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print