Já não é mais segredo que para uma empresa se destacar é preciso investir em processos internos eficientes, já que eles são os responsáveis pelo produto ou serviço oferecido. Com o fluxo de informação e o dia a dia de trabalho cada vez mais acelerado, conseguir administrar o tempo e criar rotinas uniformes e bem definidas é difícil. Porém, traz ganhos em produtividade e eficiência, melhorando os resultados em diversas perspectivas do negócio, como financeira e de satisfação dos clientes.

Grandes organizações sabem a importância de gerenciar seus processos internos, e o retrabalho e desperdícios que essa atividade evita. Assim, elaboramos alguns fatores que são importantes para que seus processos internos sejam eficazes:

1–  Criar tarefas, rotinas e atividades bem definidas.

2–  Conhecer e controlar seus processos internos.

3–  Revisá-los continuamente.

4–  Estimular inovações na organização, bem como aprendizado e crescimento dos colaboradores.

5–   Buscar melhoria contínua e a satisfação do cliente em todos os pontos de contato.

Quando se enxerga que além de análises externas, é de grande importância a análise interna dos seus processos, esse pode se tornar o seu diferencial diante os seus concorrentes. E foi isso que a famosa Fábrica de Bolos Vó Álzira percebeu e implementou nas suas atividades.

Quem nunca viu, uma loja da Fábrica de bolos Vó Alzira? Sabia que essa empresa é referência de Processos Internos?

Com um crescimento inspirador, essa franquia carioca é um exemplo de empreendedorismo, ela surgiu em 2008, quando Álzira Ramos, já com seus 60 anos, em meio a uma perda familiar e dificuldades financeiras, decidiu deixar os seus dias mais alegres, fazendo seus deliciosos bolos.

Com o tempo, foi guardando algumas economias para investir no seu novo negócio, que ainda funcionava na sua casa, com os bolos sendo batidos na mão. As vendas não paravam de crescer, foi quando Dona Álzira percebeu que precisa mudar de local e otimizar os processos de fabricação.

A confecção e venda passaram a acontecer em uma loja no centro do rio, com maquinário profissional. Com isso, tinha o objetivo de aumentar a produtividade e conseguir atender a sua demanda que não parava de crescer. Então, quatro anos depois, ela abre sua segunda loja, e esse foi o começo para o processo de franqueamento.

Sempre preocupada com a qualidade e padronização de seus bolos, a Fábrica de bolos Vó Álzira fornece um suporte às suas lojas franqueadas. Além disso, foi montada uma fábrica que produz a base dos bolos, os entregando para os franqueados já preparado, faltando apenas bater, assar e rechear. Assim, reduz o tempo de preparo e mantêm o padrão em todas as lojas, devido ao suporte dado aos seus franqueados em toda a esfera do negócio.

Dessa forma, o caso de Dona Álzira é um exemplo para todos que sonham empreender, demonstrando que a estruturação do negócio é a chave para o seu crescimento. Mas e em sua empresa, já existem processos internos definidos?

E se você quiser entender um pouco mais sobre os processos clique aqui.

E aí, curtiu? Que tal marcar uma reunião com a gente?

O que acha de marcar uma reunião com a gente? Clique aqui para ter uma reunião de diagnóstico gratuita com a CEFET Jr. Consultoria

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print