Uma necessidade de todas as empresas que trabalham com projetos é torná-los sempre os mais ágeis possíveis, a fim de garantir a melhor produtividade dos seus funcionários e reduzir riscos, e é exatamente em cima dessa necessidade que o Scrum atua.
Segundo o relatório The 2015 State of Scrum Report, foi identificado que 42% das empresas que trabalham com gerenciamento de projetos utilizam exclusivamente essa metodologia.
O que é o Scrum?
Pode-se definir o scrum como um tipo de metodologia ágil que usa sequências de trabalho incrementais e iterativas (Sprints), garantindo assim, a entrega do maior valor possível com o máximo de eficácia e eficiência.
Por que usar a metodologia Scrum?
A estrutura do Scrum busca aproveitar a maneira como as equipes realmente trabalham, dando a elas as ferramentas para se auto-organizar e, o mais importante, aprimorar rapidamente a velocidade e a qualidade de seu trabalho.
Portanto, o Scrum em sua essência possui como base uma ideia simples: ao começar um projeto, por que não fazer paradas regulares para verificar se o que está sendo feito está seguindo na direção certa, e se, na verdade, os resultados são os que as pessoas desejam? E verificar se existem maneiras de aprimorar a forma como se está trabalhando para obter resultados melhores e executados mais rapidamente, e quais seriam os obstáculos que impedem as pessoas de obtê-los. Isso é chamado de ciclo de “Inspeção e Adaptação”.
Ademais, as equipes Scrum que trabalham bem conseguem obter o que chamamos de “hiperprodutividade”; é difícil acreditar, mas costumamos ver uma melhora entre 300% e 400% na produtividade entre as que executam bem o Scrum. As que melhor se desenvolvem atingem um aumento de até 800% na produtividade, e repetem o mesmo sucesso várias vezes. Além disso, elas também conseguem mais que dobrar a qualidade do trabalho.
Modelo Cascata x Scrum
Cascata
– Sistema linear
– De forma individual
– Muito tempo até entregar valor
– Utilizando diagramas de cascata ou gráfico de Gantt
– Ausência de ciclos de feedback e aprendizagem
Scrum
– Funciona em ciclos
– Com entrega de valor contínuo
– O time é auto-organizado e complementar
– Utiliza o conceito de backlog e de priorização de entregas
– Ciclos constantes de feedback e aprendizado
Glossário Scrum
- Product Owner: Ponto central de poderes sobre o produto, decide quais objetivos devem ser adotados e a ordem prioritária para que eles sejam cumpridos. Portanto, tem o dever de manter e comunicar o que a equipe quer alcançar com o projeto.
- Scrum Master: A pessoa que ajuda todos os envolvidos para adotar os valores, princípios e práticas dos scrum. Dessa forma, ela é a ponte, quem executa a liderança do projeto e ajuda a equipe a desenvolver sua própria abordagem nos sprints, ela também é uma colaboradora.
- Time: É o time atuante! Sendo assim, quem de fato constrói o projeto. No scrum quem decide como fazer as coisas e se auto-organiza é quem está com a mão na massa!
- Product Backlog: É aqui que fica a versão decantada da visão do produto. Assim, em suas diversas funcionalidades, o Product Owner faz e o Scrum Master ajuda, ela deve ser ordenada por prioridade (quem define é o PO).
- Sprint: As atividades, conforme priorizadas, vão sendo adicionadas a este segundo backlog. Com a finalidade da entrega ser realizada no período mais curto possível, 20% de funcionalidades que concentram 80% do valor.
Eventos do Scrum
- Criação do Backlog
QUANDO: Ao definir as necessidades do cliente, durante a negociação. Pois, deve ser sempre atualizado.
DURAÇÃO: É vivo e recebe novos itens durante todo o ciclo de vida do produto.
PARTICIPANTES: O responsável é o Product Owner.
OBJETIVO: Organizar e priorizar todos os Épicos, Histórias e Tarefas do produto.
PRE-WORK: Entrevistas, Pesquisas e Descoberta com o cliente.
- Planejamento de Sprint
Definir quantas tarefas podem ser concluídas dentro do timebox.
QUANDO: Início de uma Sprint
DURAÇÃO: De 1h a 2h
PARTICIPANTES: Product Owner, Scrum Master e Time de Execução.
OBJETIVO: Tem o objetivo de definir quais metas e tarefas que estão no Product Backlog e serão executadas na próxima sprint e alimentar o Sprint Backlog.
PRE-WORK: Atualizar o Backlog de Produto.
Processo de melhoria interna
- Dailys
Devem ter cerca de 15 minutos. Além disso, tem o objetivo de revisar o que está sendo feito no sprint para adaptar/otimizar ou reforçar as práticas.
QUANDO: Todos os dias da Sprint.
DURAÇÃO: 15 minutos
PARTICIPANTES: Scrum Master e Time de Execução.
OBJETIVO: Alinhamento Geral respondendo 3 perguntas:
> O que eu fiz ontem para atingirmos a meta?
> O que eu vou fazer hoje para atingirmos a meta?
> Existe algum impeditivo?
PRE-WORK: Atualizar o Sprint Backlog.
- Entrega
Entregar o que foi feito (produto).
QUANDO: Ao final da Sprint
DURAÇÃO: 1-2 horas.
PARTICIPANTES: Product Owner, Scrum Master, Time de Execução e Cliente
OBJETIVO: Apresentar o resultado do trabalho da Sprint e obter aprovação do cliente.
PRE-WORK: Atualizar o Sprint Backlog e preparar uma apresentação funcional.
- Retrospectiva
Discutir o que deu certo ou não (processo).
QUANDO: Ao final da Sprint
DURAÇÃO: 1-2 horas
PARTICIPANTES: Scrum Master e Time de Execução
OBJETIVO: Discutir sobre como foi o processo daquela Sprint e como melhorar
PRE-WORK: Avaliação de cada membro do time sobre como foi o desempenho individual e coletivo na Sprint. Além disso, podem ser feitas 4 perguntas:
> Em uma escala de 1 a 5, como se sente em relação ao seu papel no projeto?;
> Nessa mesma escala, como se sente em relação à empresa como um todo?;
> Por que se sente assim?;
> O que faria com que ficasse mais feliz na próxima sprint?
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE O MANUAL DO SCRUM!
Como intensificar os efeitos da Metodologia Scrum utilizando OKRs
Os OKR´s, por se tratarem também de uma metodologia ágil, complementam a utilização do Scrum. Afinal, eles possuem o mesmo objetivo de garantir um gestão eficaz proporcionando um trabalho da equipe mais efetivo.
A associação das duas metodologias potencializa a gestão de projetos ágeis, devido as suas duas formas de execução.
Apesar do Scrum trabalhar com a prioridade no Product Owner, ele não proporciona uma visão clara dos objetivos finais. Portanto, a metodologia OKR demonstra a sua importância nesse aspecto, trazendo uma maior clareza dos desafios pela frente.
Nesse sentido, uma forma de utilizar essas metodologias em conjunto é através das Sprints. Dessa forma, a criação delas podem ser definidas em conjuntos com as sprints de OKR também, onde a entrega de valor prevista depende do atingimento dos OKRs estabelecidos.
Essa sprint de OKR é baseada no backlog de OKR criada no início de cada projeto, após a construção do backlog padrão.
Para se aprofundar mais na metodologia Scrum, baixe o nosso Manual do Scrum gratuito, em que estão presentes todas as informações sobre essa metodologia.
Ademais, recomendamos a compra do livro do Jeff Sutherland e J.J. Sutherland “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.