Ter uma ideia para abrir um negócio pode ser uma tarefa fácil, temos milhares de ideias boas todos os dias. No entanto, a partir do momento que se toma a decisão de realmente investir naquela ideia deve-se pensar em alguns pontos.
- Existe um mercado para este negócio?
Reflita se a ideia que está propondo é realmente uma solução para um problema e se é algo que as pessoas vão se interessar. Baseie-se, então, no que querem comprar, não no que você quer vender.
- Qual meu público-alvo?
Para apresentar soluções efetivas, é necessário saber para quem vão essas soluções. Assim, definir o público-alvo irá auxiliar a identificar as necessidades e problemas que devem ser atacadas.
- Quais seriam os meus gastos?
Identificar e classificar os gastos vai ser importante para realizar diversas análises. Lembre-se de levar em conta custos operacionais, administrativos, infraestrutura e tudo mais que será gasto de forma contínua.
- Qual o investimento necessário para abrir?
O cálculo do investimento inicial é essencial para avaliar se os recursos financeiros próprios são suficientes, ou se vai precisar de incentivo de terceiros para tirar sua ideia do papel e transformá-la em realidade.
- Quais os riscos de abrir este negócio?
Faça o exercício de analisar e identificar as incertezas presentes no mercado que pretende entrar. Portanto, certifique-se de que o negócio estará protegido das principais barreiras que o mercado apresenta.
Com isso em mente, existem etapas que podem ser seguidas para responder a estas perguntas.
Primeiramente, saber em qual nicho você está se inserindo, para isso, deve-se fazer uma analise da viabilidade do negócio em si entendendo se o mercado para esta mercadoria/serviço já existe. Caso já exista, ver se este segmento já esta consolidado no mercado. Portanto, tem que se entender quem é o seu publico, para isso, uma Análise de Consumidores é ideal para conhecer os seus consumidores.
Além disso, é preciso entender quais seriam os seus gastos para abrir este negócio realizando uma projeção do investimento inicial, dos custos fixos e variáveis, as despesas e do colchão de segurança. Isso pode ser feito em uma Análise Financeira (Quer saber mais? baixe agora nosso E-book de Financeiro).
A etapa final seria entender quais os riscos de abrir o negócio e si.
Para isso, estudar todos os fatores combinados é essencial pois ajudará a saber o quão atrativo o negocio realmente é.
Grandes ideias de negócios surgiram de brainstorms. Entretanto, muitas desses negócios não conseguem se estabelecer no mercado por falta de planejamento dos sócios. Portanto, saber organizar seu financeiro é mais que necessário para o sucesso do seu negócio.
Gostou do conteúdo? No nosso blog tem outros materiais como esse. Dá uma olhada!