Entenda o conceito de E-mail Marketing, a importância de sua aplicação para que seu negócio consiga ainda mais clientes! Além disso, veja os tipos mais comuns de campanhas (como fluxo de nutrição) nessa estratégia.
Nesse sentido, conheça as principais dicas para ter um E-mail Marketing arrasador.
O que é E-mail Marketing?
Muitos dizem que o e-mail morreu e que não é possível ter um e-mail marketing de sucesso nos dias de hoje. Será mesmo?
O e-mail é mesmo antigo: começou a ser usado nos anos de 1970, mas ainda hoje é um dos meios de comunicação mais utilizados. O E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto para alimentar os leads da empresa e torná-los clientes.
Em um estudo recente, notou-se que cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo se utilizam desta ferramenta e que esse número só aumenta. Vale ressaltar também que, 60% dos consumidores preferem receber promoções pelo e-mail do que por redes sociais.
Dito isto, não fica difícil de acreditar que o E-mail Marketing tem se tornado uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes nos últimos tempos. Sendo econômica e obtendo ótimos resultados – principalmente quando comparado com os custos de publicidade em sites e anúncios patrocinados nas redes sociais; tal ferramenta tornou-se prioridade para muitas empresas.
O E-mail Marketing pode ser confundido com Spam?
Diferentemente do que muitos podem pensar, o E-mail Marketing nada tem a ver com aquelas dezenas de mensagens confundidas como spam. Pelo contrário, essa estratégia se refere ao uso do e-mail com intenção de informar um cliente ou possível cliente e promover um serviço ou produto.
Nesse sentido, uma empresa pode ficar na mente de um consumidor pelo simples ato de disparar mensagens as pessoas que interagem com ela de alguma maneira.
Desta maneira, tais pessoas, em certo momento permitiram a coleta dos seus e-mails – seja em campanhas; vendas ou no interesse por materiais ricos como e-books; por exemplo.
Mas mesmo assim, por que é tão importante ter um E-mail Marketing de Sucesso?
O principal objetivo deste método é a criação e a permanência do relacionamento entre cliente ou possível cliente com a marca.
Tal formato possibilita um contato bem mais prolongado que qualquer outra estratégia utilizada.
Além disso, vale relembrar a importância de manter um relacionamento marcado pela pessoalidade e pela constância. Desta forma, ao entregar valor ao cliente ou possível cliente com o conteúdo transmitido pela empresa, a empresa gera confiança.
Sendo assim, é notório que importância dessa estratégia está muito centrada no fato de que um relacionamento pode gerar mais engajamento com a empresa. Algo que, a curto, médio ou longo prazo, tende a gerar consequentemente, mais vendas.
Além disso, ter e-mail marketing de sucesso tem como uma das principais vantagens o grande alcance de pessoas pois, apesar do mundo estar tão conectado, ainda existe muita gente que prefere não possuir perfis nas redes sociais.
Tipos de e-mails
Existem diversos modelos de comunicação com o uso de e-mails. Alguns deles são:
Newsletters
As newsletters são aqueles conhecidos e-mails que trazem atualizações mensais ou semanais com principais destaques do que uma empresa oferece de produtos e serviços e do que ela produz de conteúdo.
Vale ressaltar que também é super interessante acrescentar nas newsletters notícias sobre o ramo ou qualquer outro assunto que possa interessar ao leitor.
Campanhas Promocionais
As campanhas promocionais são as mais comuns de serem utilizadas. Costumam ser realizadas quando uma empresa deseja obter novos clientes.
Tendo isso em mente, as mensagens dos e-mails podem conter tanto anúncios de venda como ofertas de materiais ricos como e-books e outros, de interesse do seu público, que levem os leitores a visitar o site ou os perfis da empresa.
Fluxos de Nutrição
Neste tipo de comunicação, o leitor recebe uma determinada frequência e-mails com conteúdos relevantes após realizar o download de algum material rico ( E-books, Planilhas, entre outros).
Essa é uma forma de oferecer informações de valor que vão além dos produtos ou serviços que a empresa oferece.
Dicas para um E-mail Marketing de sucesso
-
Estude a persona do seu negócio
Imprescindível para qualquer boa estratégia de marketing, o estudo da buyer persona da sua empresa pode fazer toda a diferença em suas ações.
Através do entendimento de quais são seus principais perfis de clientes, você poderá saber do que gostam, do que precisam, e onde se encontram na fase do funil de vendas.
Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, provavelmente seus clientes se interessam por assuntos e produtos relacionados a pés, com diferentes níveis de preferência.
Logo, saber exatamente o que mais lhes agrada é fundamental para identificar que tipo de informações eles gostariam de receber nos e-mails enviados por sua empresa.
Isso também se relaciona a em que posição do funil de vendas sua persona está: se ela estiver no topo do funil, as mensagens deverão ser mais focadas em divulgar seu negócio para que ela conheça; caso esteja no fundo do funil, o conteúdo dos seus e-mails poderão priorizar a venda.
-
Faça uma boa lista de contatos
Você pode estar se perguntando “Tá, mas como vou conseguir os e-mails das pessoas?” A resposta é bem simples: de diversas maneiras. A seguir, vão alguns exemplos:
A primeira opção para recolher os e-mails das pessoas é no formulário de pesquisa para entender seu público-alvo.
Outra forma é por uma Landing Page no site ou perfil de mídia social da sua empresa, em que as pessoas poderão inserir seus dados para receberem algum material, ofertas ou promoções.
Mas, atenção!
Existe a opção da compra de listas de e-mail mas ela NÃO é recomendada.
Tal medida propõe ao consumidor uma má impressão sobre sua marca. O principal motivo é que, ao receberem um e-mail sem ter dado permissão, grande parte dos clientes nem vão se interessar no produto ou serviço que você oferece.
Além disso, é muito provável que ocorram erros no envio das mensagens e as pessoas nem as recebam na sua caixa de entrada.
-
Planeje e programe os e-mails
Para ter um E-mail Marketing de sucesso, uma das partes mais importantes é o planejamento.
Com ele, situações como pensar e detalhar quais temas de conteúdo você vai escrever sobre são bastante comuns.
Além disso, outros focos interessantes para um e-mail de qualidade, são: qual o tipo linguagem você vai usar para se comunicar com seus clientes ou possível cliente; qual a frequência que os e-mails serão mandados; e, quais o tipo de e-mail para cada ocasião (promocional, boas-vindas, newsletter, etc).
Desta forma, após analisar a buyer persona do seu negócio, tudo isso deve ser organizar levando em consideração todas as informações. Assim sendo, você saberá como atingir o cliente certo, do jeito certo e na hora certa!
Elaboramos um template para você planejar o e-mail marketing da sua empresa de forma fácil e rápida. Clique aqui e baixe gratuitamente!
-
Use gatilhos mentais
Para que suas campanhas de E-mail Marketing realmente funcionem é muito importante que você se atente a forma mais eficaz de atrair o clique dos leitores: os gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais são palavras, expressões e/ou frases moldadas de forma persuasiva que estimulam o leitor a tomar uma decisão ou realizar uma ação. Portanto, é bastante importante que sua empresa não deixe de usar esses incentivadores nos seus e-mails.
No entanto, você deve estar se perguntando: “Será que é possível utilizar gatilhos mentais a qualquer momento?”
E a resposta é Sim. Seja no assunto para influenciar a abertura, seja no corpo do e-mail para chamar a atenção do leitor para sua empresa ou, especialmente, no CTA (Call to action – Chamada para ação, em português) incentivando uma compra, ou um download de algum material, ou até o preenchimento de um formulário, entre outras situações.
-
Escolha uma ferramenta de automação
O uso de uma ferramenta de automação é a maneira mais assertiva de elevar seu E-mail Marketing a um outro patamar.
Além de poder personalizar o e-mail com os templates mais diversos, você ainda pode mandar pra quantos e-mails quiser de uma só vez.
Outro benefício da utilização de uma ferramenta como o RD Station Marketing e Mailchimp, por exemplo, é a possibilidade de segmentar seus contatos em listas de acordo com os critérios necessários para uma comunicação mais efetiva.
Desta forma, voltando ao exemplo da loja de sapatos, se no formulário preenchido pelos possíveis clientes, foi percebido que somente 30 deles gostam de saber sobre cuidados com os pés, você poderá elaborar um fluxo de e-mails desse assunto e enviar para a lista segmentada de contatos composta apenas por essas pessoas.