Você conhece o Canvas Modelo de Negócios?
O Canvas Modelo de Negócios é uma ferramenta fundamental para fazer uma análise macro do que interfere interna e externamente no seu negócio.
Assim, a ferramenta conta com uma divisão estratégica que busca explorar para quem você quer vender, o que quer vender, como e quanto vai pagar por isso.
Desse modo, todos os itens são separados em caixinhas que devem ser preenchidas corretamente estão listadas logo em seguida:
Para quem?
-Segmento de clientes: aqui você deve colocar seu público-alvo.
-Relacionamento com os clientes: campo destinado a dizer como o seu negócio quer se relacionar com os clientes, pode ser de modo divertido, formal, etc.
-Canais: Meio de comunicação que será usado para atingir os clientes.
O que?
-Proposta de valor: dizer o que será vendido, assim como o seu valor agregado, que é o ponto mais importante
Como?
-Parcerias principais: nomear todos os parceiros que seu negócio precisa para se impulsionar.
-Atividades Principais: determinar quais são as atividades principais que a proposta de valor e o canvas como um todo necessitam.
-Recursos principais: recursos sem os quais a proposta de valor não é cumprida.
Quanto?
-Estruturas de custo: atividades que geram custos, mas que são fundamentais para fazer a estrutura do negócio permanecer.
-Fonte de receita: descrever o que os consumidores estão dispostos a pagar, ou seja, o que trará receita para o seu negócio.
Assim, a ferramenta torna-se muito boa para expor tudo que você pensa no papel, por que ela exige um esforço intelectual que te faz refletir sobre tudo que interfere no seu negócio.
Outro ponto é que ela também proporciona um certo esclarecimento sobre o que falta, o que precisa melhorar e o que está dando certo nas ações que você faz para atingir o público que você deseja.
Assim, agora que você sabe como funciona um canvas, é importante saber também a importância dele em uma análise de consumidores.
Logo, um canvas bem estruturado facilita e melhor direciona a construção do questionário para a obtenção de dados em uma análise, pois com as ideias já expostas fica muito mais fácil estipular as perguntas e usá-las de modo estratégico para obter as respostas necessárias.