Antes de você saber mais sobre segmentos de clientes, recomendo que leia nosso post sobre o canva modelo de negócios. Pois lá explicamos mais sobre essa ferramenta que é muito útil na hora de desenhar seu negócio.

Enfim, agora que já estamos familiarizados com o canvas, vou te explicar mais um pouco sobre seu primeiro bloco:

Segmentos de clientes

Os clientes são o coração de qualquer empreendimento. Logo, sem clientes, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo. Portanto o ideal seria que as empresas tratassem cada cliente individualmente. Porém, para empresas de grande e médio porte (até para as de pequeno porte) é uma tarefa impossível.

Então, é por causa desse problema que entra a necessidade da segmentação de clientes.

De forma resumida, esse bloco define os diferentes grupos de pessoas que uma organização busca alcançar. Bem como grupos que possuam necessidades, comportamentos e quaisquer outros atributos comuns.

Os modelos de negócio podem ter um ou vários segmentos de cliente. Desse modo, cabe a empresa decidir quais são mais atrativos pro seu negócio.

Um modelo de negócios é melhor projetado tendo a compreensão dos problemas e necessidades de clientes específicos.

São segmentos distintos se os grupos de clientes:

  • Ou possuem necessidades que exigem ofertas diferentes;
  • Ou preferem tipos diferentes de relacionamento;
  • Ou geram lucro consideravelmente diferente;
  • Ou pagam por aspectos diferentes da sua proposta de valor;

Existem muitos tipos de segmentos de clientes, entre os mais comuns estão:

Mercado de massa:

Esse segmento é muito abrangente e pouco detalhado pois empresas que costumam utilizá-lo não possuem outros segmentos. Logo, as propostas de valor, relacionamento e canais utilizados são os mesmos pois se concentram num número grande de pessoas com problemas parecidos. São mais comuns no ramo de eletrônicos.

Localidade:

Esse tipo de segmentação se trata de olhar apenas para o local onde os clientes estão situados, sem se importar muito com seu comportamento. Então, pode ser amplo como um país ou um estado, ou tão curto quanto uma rua ou um bairro. É útil para empresas de todos os portes, mas principalmente para as pequenas empresas. Pois não necessita muito investimento com publicidade, pois não necessita de grande especificidade nas campanhas. Uma hamburgueria localizada na Tijuca poderia exibir seu anúncio apenas para pessoas que estejam localizadas na tijuca.

Plataforma multilateral:

Plataformas multilaterais possuem grupos distintos de clientes, porém interdependentes. Logo, só geram valor para um dos grupos de clientes se os outros grupos também estiverem presentes. Então, um modelo de negócios que possui esse segmento de clientes cresce na medida em que atrai mais usuários, conhecido como efeito rede.

Uma empresa que oferece um jornal gratuito não só precisa ter uma grande base de leitores para atrair anunciantes, bem como precisa ter muitos anunciantes para conseguir financiar a produção e a distribuição. O modelo de negócio só funciona com os dois segmentos presentes.

Esse segmento é bastante complexo porém muito interessante. Se você quiserum post só sobre esse tema, diz pra gente nos comentários!

Características:

Como o nome já sugere, essa segmentação une grupos de pessoas com características parecidas. Sejam elas etnia, idade, renda, ocupação, gênero, ou quaisquer outros atributos que sejam interessantes pra sua marca. Só que aqui o objetivo não é alcançar o maior número possível de pessoas, mas sim alcançar as pessoas certas e que tem interesse no seu produto/serviço.

Por fim, essa e qualquer outra segmentação é muito importante pois através dessa filtragem é possível entender quem é seu cliente e o que ele precisa. Quanto mais dados forem obtidos sobre os possíveis clientes, mais fácil é conseguir seu contato,  estabelecer uma relação e fechar uma venda.

Você conhece seus segmentos de clientes? Se precisar de ajuda para modelar seu negócio, nós temos um e-book gratuito! Para baixá-lo é só clicar aqui.

Você também pode gostar

Posts recentes

Aqui você encontra artigos, dicas e insights relevantes para impulsionar o crescimento da sua empresa, escritos por especialistas em gestão empresarial.
Facebook
Twitter
Email
Print