Você já ouviu falar de Tração para startup? Não? Não se preocupe, aqui vamos explicar tudo sobre o conceito e como você vai conseguir impulsionar sua startup através dessa estratégia.
“A maioria das empresas não falha porque não consegue criar um excelente produto. Elas falham porque não conseguem tração.”
No mundo das startups, se fala muito sobre conseguir tração, mas primeiro precisamos entender o que é isso.
O que é tração?
O termo tração é utilizado para se referir ao crescimento das startups. É algo que todo empreendedor busca, pois é o indicativo de crescimento do seu negócio.
O conceito de conseguir essa maturidade é conseguir atrair clientes, gerar feedbacks e se certificar do valor que o serviço ou produto tem para o público. De forma geral, no mundo business, tração é conhecida como sendo um indicativo de demanda por um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, vamos dizer que a sua startup no modelo SaaS (Software como Serviço). Isto é, possui um aplicativo mobile, portanto, o seu principal indicativo de demanda será o número de downloads feitos.
Um outro exemplo pode ser visto quando a sua startup atua com a venda de produtos. Nessa situação, o seu principal indicativo de demanda é a quantidade de vendas realizadas.
Sendo assim, se o seu principal indicativo está indo por um bom caminho, significa que você está conseguindo obter tração do seu negócio, ou seja, a sua empresa está crescendo.
No final, isso é o que importa não é mesmo?!
Esse termo “Tração Startup” , como o próprio nome já diz, é muito utilizado quando falamos sobre o crescimento de startups.
No entanto, não se preocupe, se você não possui uma startup e sim uma empresa tradicional, esse artigo também é para você! Afinal, indicativo de crescimento é algo que todo negócio busca, não importa o segmento em que atua, todo negócio precisa de tração.
Por que tracionar?
Na base das prioridades de um negócio, é estabelecido que 50% do tempo deve ser investido na concepção e desenvolvimento do produto, enquanto os outros 50% precisam ser focados no desenvolvimento da tração.
Entretanto, essa divisão não é uma matemática exata e o processo pode variar de empresa a empresa.
De qualquer forma, o principal foco é estar ciente deste importante mindset. Pense nesse crescimento o tanto quanto você pensa no desenvolvimento do seu produto ou serviço.
Portanto, depois de pensar no desenvolvimento do produto/serviço, é preciso pensar nas estratégias para crescimento. Ou seja, como planejar bem os canais onde a estratégia de atração de novos clientes, também chamados de “Channel Product Fit”, estará.
Uma das ferramentas mais utilizadas para definir o melhor canal para investir é chamado “Bullseye Framework”. Se quiser saber mais sobre ela, leia esse artigo incrível da Rock Content.
Sabemos que o cenário das startups é muito incerto e competitivo, por isso é preciso pensar no tempo que você foca para adquirir novos clientes. Assim, se torna urgente investir em uma estratégia certeira para alavancar o negócio.
Principais erros
Existem erros comuns de se cometer, mas não se preocupe que vamos te mostrar onde prestar atenção!
Fique atento a 2 esses erros que você pode cometer!
1. Considerar somente o uso de canais de tração que a empresa já está familiarizada ou mesmo que são associados facilmente ao seu produto ou campanha.
Esse problema acaba saturando os mesmos canais, pois ignora outros modos promissores de garantir tração. Tenha em mente que se concentrar em um único modelo tradicional pode não ser o melhor caminho para você!
2. Tentar prever qual canal vai funcionar melhor, sem considerar a curva de aprendizagem.
Essa tentativa se torna muito arriscada. Portanto, tenha em mente que realizar testes faz parte do desenvolvimento de uma estratégia para encontrar o melhor canal de tração.
Agora que você já sabe que erros não cometer, vamos entender os modos que existem de conseguir tração para a sua startup!
Exemplos de canais
Pensando nos meios para atingir novos consumidores e alavancar o crescimento do seu negócio, listamos abaixo 3 dos principais canais de tração: Canal Email Marketing; Marketing de Conteúdo e Redes Sociais
Através deles, é possível obter tração e fazer crescer qualquer negócio, sendo uma startup ou não.
Tenham uma ótima leitura espartano(a)!
1 – Canal E-mail marketing
Nos dias de hoje, é impossível discordar sobre a grande eficiência deste canal!
Você pode até pensar: “Mas e-mail não é algo ultrapassado que ninguém mais usa?”
Com toda certeza a resposta é “Não!”! Mesmo com todas essas novas ferramentas que surgem no mercado, o bom e velho e-mail ainda continua sendo a melhor forma para se relacionar com os seus leads e clientes.
“Mas como eu uso, de maneira correta, esse canal e-mail marketing?”
Bom, o e-mail marketing pode ser utilizado em todos os estágios quando pensamos na Jornada de Compra do cliente, seja na etapa de captação, aquisição ou retenção dos clientes que você já possui.
Além disso, o e-mail é a forma mais segura de você manter comunicação com um cliente pensando a longo prazo.
“Ok, mas como eu vou usar isso? Preciso de exemplos claros!”
Tudo bem, daremos exemplos para você!
Exemplos de estratégias:
Dropbox
Você conhece a Dropbox, correto?! Ela é um exemplo claro de uso da estratégia de e-mail marketing voltado para a captação de leads!
No processo de MVP da Dropbox, o fundador, Drew Houston, apenas criou uma simples landing page que continha um vídeo, criado por ele mesmo, explicando como o seu produto funcionava (olha que ele nem tinha o produto ainda)! Abaixo do vídeo, ele disponibilizou um espaço para que as pessoas interessadas no novo produto pudessem deixar o seu e-mail.
Quer mais eficiência do que isso? Olha o que um simples vídeo se tornou.
Sites e blogs
Um outro exemplo e muito utilizado nas estratégias de marketing digital nos dias de hoje pode ser observado como entramos em sites e blogs. Eles sempre oferecem alguma recompensa que seja do seu interesse: seja ela um e-book, uma planilha, guia, infográfico, etc. Mas, para isso, é necessário que você forneça o seu e-mail de contato…“Vouloir!”, agora eles podem te enviar e-mails e manter contato, criando uma relação contínua com você.
Obs.: Fique tranquilo, obter e-mail desta maneira é totalmente legal!
Antes de passarmos para o próximo canal, é importante dizer que não adianta parar agora que você conseguiu obter o e-mail do seu lead. É necessário estabelecer uma estratégia de marketing de relacionamento com eles.
Isso pode ser feito enviando mais materiais que sejam do seu interesse ou oferecendo algum tipo de ajuda. Isso deve ser feito até chegar na sua estratégia final: a aquisição desse cliente!
Além disso, é necessário que nestes e-mails você utilize boas estratégias para manter o lead lendo a sua mensagem. Para isso, você pode fazer o uso de gatilhos mentais, que são técnicas que ajudarão na retenção do lead na leitura do e-mail.
Sim, nós sabemos! Existem muitas formas e estratégias, não é mesmo? Mas, para te ajudar, separamos aqui 5 dicas para ter um e-mail marketing de sucesso. Não deixe de ler!
2 – Marketing de Conteúdo
Se você utilizar a ferramenta Google Trends, vai perceber que o marketing de conteúdo vem crescendo constantemente aqui no Brasil.
Dia após dia, mais empresas estão adotando o marketing de conteúdo como um dos principais canais de crescimento do seu negócio e estão obtendo muito sucesso!
Mas, antes disso, o que seria Marketing de Conteúdo?
Bom, Marketing de Conteúdo é nada mais, nada menos do que o novo marketing!
Ele se baseia no conhecimento dos clientes (e potenciais clientes) sobre o produto que estão comprando. De forma geral, é a geração de conteúdo de maneira gratuita e de qualidade para a educação e o conhecimento do cliente.
Lembra do exemplo que demos acima sobre os conteúdos que os sites e blogs disponibilizam?! Então, ele é um bom exemplo de Marketing de Conteúdo.
Mas, por que as empresas fazem isso?
A criação de conteúdos de qualidade gera uma série de benefícios para os negócios: ele ganha mais autoridade no mercado, aumenta o seu tráfego orgânico do site (pessoas entrando em seu site de forma natural, se ser através de anúncios) e consequentemente, aumenta também a posição do site nos mecanismos de busca e divulga ainda mais a sua marca.
Esses são excelentes motivos para adotar o marketing de conteúdo, não acha?!
É importante ressaltar, também, que a qualidade do material deve ser algo primordial. Isso, porque a pessoa interessada no seu material quer e necessita sanar a sua dúvida com seu conteúdo!
De forma geral, quando uma pessoa tem alguma dúvida, ela vai pesquisar sobre o assunto no Google. Nesta pesquisa, o seu material precisa estar entre os primeiros resultados que ela verá, pois maiores serão as chances dela clicar no seu link! Dentro deste material, a pessoa precisa ver tudo que ela estava precisando saber e, se possível, ainda mais!
Então, quando estiver elaborando o seu conteúdo, pense: “Se eu tivesse com dúvida neste assunto, esse conteúdo estaria completo o suficiente para sanar a minha dúvida?”. Esta dica vale ouro, guarde bem ela!
Por fim, o Marketing de Conteúdo é um ótimo canal de tração, pois a empresa entrega valor único para os interessados, com o intuito de educá-los sobre o seu nicho de atuação.
Então, se a sua empresa ainda não está investindo em Marketing de Conteúdo, corra! Você está atrasado!
3 – Redes Sociais
Diariamente, utilizamos inúmeras redes sociais, mas nunca pensamos no poder que essas redes podem gerar para o nosso negócio. Já parou para pensar nisso?!
Vamos citar abaixo alguns exemplos de redes sociais e o seu tamanho de mercado:
O Instagram vem sendo uma das plataformas digitais que mais cresce no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Sabia que o Brasil éo segundo público mais presente na plataforma?
Criado em 2010, com o intuito de ser uma rede social de compartilhamento de fotos, o Instagram foi sofrendo uma série de mudançasm como mensagens, stories, etc. Por isso, conquistou o seu espaço nas estratégias digitais das empresas.
Esta plataforma se tornou um meio de fazer negócio tão forte no mercado que mais de 25 milhões de anunciantes de todo o mundo já utilizam o Instagram para gerar negócios.
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros.
Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Consequentemente, muita gente se informa através dele. Foi calculado que 89% dos internautas brasileiros estão no WhatsApp.
A plataforma é completa,o que possibilita a comunicação através de mensagens de texto, voz, vídeos e imagens, além da formação de grupos que compartilham interesses comuns.
Graças a esse sucesso todo, surgiu uma versão exclusiva para os contatos entre as marcas e público: o WhatsApp Business. A comunicação com os clientes se torna rápida, eficiente e econômica. Só não vale demorar para responder as mensagens recebidas, viu?
Considerada como a maior rede social do mundo, o Facebook possui um tráfego médio em sua plataforma de 1 bilhão de usuários.
Sendo assim, ela é considerada extremamente relevante para qualquer negócio, mas quando falamos sobre redes sociais, as pessoas estão ali para se distraírem e se divertirem. Portanto, é essencial que a empresa não chegue nas redes dos seus leads tentando vender algo diretamente, porque as pessoas não estão ali para isso.
Um dos bons modos de conseguir atrair o público, seria a produção de conteúdo do seu interesse, com o intuito de educá-los estrategicamente para o mesmo se aproximar cada vez mais do seu produto ou serviço.
Como uma forma de ajudar no alcance do seu público, o Facebook disponibiliza uma ferramenta muito importante, o Facebook Ads:
- Facebook Ads
Nos dias de hoje, é impossível para uma empresa depender apenas do tráfego orgânico para gerar impulso ao seu negócio. Diante disso, muitas empresas fazem uso do Facebook Ads.
O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios do Facebook, ela é bem parecida com o Google Ads, mas é considerada muito mais barata e mais fácil de se utilizar.
Na plataforma, é possível criar anúncios da sua empresa totalmente personalizados para o seu tipo de público, tornando assim uma estratégia mais certeira e eficaz.
“Entenda quais são os benefícios das redes sociais para o seu negócio”
Portanto, esse foi apenas 3 exemplos das inúmeras redes sociais que existem no mercado. Se a sua empresa ainda está nas redes sociais, você está correndo atrás dos seus concorrentes!
Mas, antes de investir em uma rede social específica, é necessário que você conheça exatamente onde o seu público está. Para isso, é essencial que a sua empresa tenha uma Persona bem definida, ajudando assim a focar os esforços nas redes que irão gerar mais resultados!
Se você quiser se destacar mais no meio digital, não hesite em buscar ajuda com uma consultoria especializada.
Não perca tempo e marque já o seu diagnóstico gratuito com a gente!