O que é viabilidade do negócio?
A viabilidade é medida pelo potencial de um negócio em sobreviver a longo prazo e também por sua habilidade em manter-se lucrativa por um período de tempo.
Ser viável significa que o seu negócio obteve, ou pode vir a obter, sucesso. Um negócio viável é um negócio lucrativo, com receitas maiores do que suas despesas. No entanto, recuperar uma empresa pouco eficiente requer um corte nos custos ou um aumento significativo no lucro.
Como criar um negócio viável?
Para que a sua empresa seja viável, é necessário um processo de duas partes. Primeiramente, você deve criar uma estratégia de marketing tendo em mente quem é você, quem é o seu cliente e quem são os outros que também estão vendendo para eles. A segunda parte diz respeito à vida financeira do seu negócio.
Para criar uma boa estratégia de marketing que faça a sua empresa decolar, você precisa ter algumas informações, como:
- Uma proposta de venda original, que seja um diferencial perante outras empresas.
- Uma base de clientes estável. Para que seu negócio seja viável, você precisa saber quem é que vai adquirir o seu produto ou serviço. Por meio de pesquisas, você pode descobrir o perfil do seu cliente.
- Uma vantagem competitiva. Mesmo sabendo quem é o seu cliente, você sempre precisa levar em consideração a competição. Por isso, saiba quem são os seus concorrentes e sempre tenha-os em mente quando for desenvolver a sua estratégia de marketing.
Além da estratégia de marketing, o seu negócio também precisa de atenção na parte financeira. Você precisa garantir:
- Estabilidade: O aspecto mais importante para a viabilidade de um negócio é que ele possua recursos o suficiente para as operações diárias e para se manter diante das adversidades, que certamente irão aparecer no caminho. Mas, ter uma estabilidade de caixa é um processo que não acontece de um dia para o outro. Isso requer cuidado e prudência com as finanças da sua empresa.
- Atenção contínua: Tenha um bom software de controle de finanças e saiba regularmente como está a saúde financeira da sua empresa. Se você não estiver sempre a par destas informações, dificilmente o seu negócio será viável.
Para fazer análises relacionadas à viabilidade da criação de uma empresa, é preciso fazer algumas projeções, como:
Investimentos Iniciais:
Para essa etapa é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, pontuando os investimentos que são essenciais para o andamento do negócio. Como equipamentos, móveis, reformas, entre outros gastos iniciais.
Despesas fixas:
Para essa etapa, é necessário fazer um apanhado geral, relacionado a despesas constantes de uma possível empresa e que não variam de acordo com a demanda de trabalho. Para isso é necessário fazer uma análise de custos comparando com negócios já existentes.
Custos variáveis:
Aqui, o foco é fazer uma pesquisa relacionada aos custos que variam de acordo com a demanda, usando a mesma metodologia das despesas fixas. Porém, tentando apenas colocá-los em porcentagem, para que seja possível descobrir a margem de contribuição do possível negócio.
Demanda:
Por fim, é necessário fazer um diagnóstico da frequência de demanda em empresas similares. Também analisar o número de passantes do local desejado. Dessa forma, entender um pouco mais sobre a quantidade de clientes frequentes da empresa idealizada. Para isso, é interessante fazer o cliente oculto e pesquisas qualitativas com donos de empresas.
Observação: É extremamente necessário uma planilha automatizada para que seja possível “testar” os cenários e entender sobre a viabilidade do negócio.
Como a CEFET Jr. Consultoria trabalha numa viabilidade de negócios?
A CEFET Jr. não somente busca e investiga dados, como também traz possíveis soluções para seu projeto. Dessa forma, é possível ter um entendimento maior sobre os riscos e a viabilidade do seu negócio.