Entenda com a gente o que é o marketing digital, por que investir nele e também quais são as principais estratégias para alcançar excelentes resultados na internet.
A importância do marketing digital
No Brasil, atualmente, são cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. Deve-se aproveitar este fato para divulgar sua marca, seus produtos e realizar mais vendas. De acordo com pesquisa da NZN Intelligence, 82% dos brasileiros já fez pelo menos uma compra online.
Dessa forma, utilizar estratégias de marketing digital é extremamente importante se você quer trazer sucesso ao seu negócio. A maior parte dos seus concorrentes está na internet então, não participar dela é perder espaço e relevância perante à eles.
O termo marketing digital ganhou cada vez mais destaque e as pessoas sentiram uma necessidade de torná-lo parte de seus negócios e vida. Hoje em dia, nós temos diversas redes sociais que inclusive já possuem seções dedicadas apenas ao comércio eletrônico: Facebook através do seu catálogo e Instagram através do Instagram Shopping.
O conceito de marketing digital pode até parecer simples mas é um assunto muito extenso e que demanda muito conhecimento e dedicação para que seja realizado da maneira correta. Entretanto, os resultados e benefícios que as estratégias de marketing digital trazem para o seu negócio são inúmeras.
Dessa forma, iremos ver ao longo do texto, de fato, por que investir no marketing digital.
O que é marketing digital?
Marketing digital é definido como as estratégias de marketing pensadas exclusivamente para a internet com o objetivo de atrair mais consumidores para o negócio, além de, divulgar a marca da empresa e torná-la mais conhecida.
Segundo WP Forms, 78% dos usuários da internet realizam pesquisas sobre produtos que desejam comprar usando plataformas digitais como as redes sociais e ferramentas de pesquisa.
Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra.
Philip Kotler, que atualmente é considerado o pai do Marketing, descreve o Marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
A partir disso, podemos dizer que o Marketing Digital, além de atrair consumidores e divulgar a marca da empresa, é extremamente importante para desenvolver uma melhor comunicação com o público-alvo. Desse modo, satisfazer os seus desejos, necessidades e ajudá-los com suas dores através dos produtos ou serviços da marca.
O sucesso do Marketing Digital é baseado em: entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa.
Os porquês de investir no marketing digital
1. Segmentação mais precisa
É muito importante estar perto do público e conseguir se comunicar bem, mas é ainda mais relevante estar próximo do público que realmente importa: aquele que tem interesse no que você vende.
A segmentação é uma das possibilidades mais interessantes e que se configuram como um dos principais porquês de investir em marketing digital. Ela permite que uma empresa se comunique com quem realmente tem interesse no que o negócio oferece, reduzindo o trabalho de divulgação e captação de clientes, além de fazer com que ele seja cada vez mais preciso.
Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o marketing digital permite um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, sejam seus hábitos de consumo, suas preferências e gostos pessoais, sua trajetória profissional etc. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing. Por consequência, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores.
2. Baixo custo
Se comparado com os antigos valores direcionados ao marketing tradicional, o marketing digital é muito mais barato, além de fornecer resultados mais precisos e ROI, retorno sobre o investimento, muito maior.
Mas é preciso ter em mente que, ainda que mais barato que o tradicional, o marketing digital de qualidade é realizado por profissionais que sabem o que estão fazendo. Existe muito conhecimento e trabalho envolvido em um simples anúncio na primeira página de resultados de uma pesquisa no Google, por exemplo.
No decorrer do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou ficando muito alto; anúncios de televisão, rádio e mídia impressa custam caro e, se não bastasse o preço alto, a capacidade de enxergar de forma clara se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.
Já o marketing digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de marketing de muitas grandes empresas.
3. Aumento da visibilidade no Google
Um dos porquês de investir no marketing online é que quando aliado às estratégias de SEO, a presença digital faz com que a empresa apareça nas melhores posições do Google.
Assim, a cada vez que alguém digitar um termo relacionado ao seu produto ou serviço, seu site será listado como uma opção relevante para clicar e conhecer, o que influencia significativamente seus índices de visitantes e novos contatos.
4. Recebimento de feedbacks
O Marketing Digital, aproxima a empresa do consumidor, permitindo construir uma relação com o público que vá além do momento de venda.
Uma vez que o consumidor criar vínculo com a empresa e se identificar com a marca, ele “devolve” para o empreendedor informações valiosas que poderão auxiliar na resolução de problemas antes não identificados. Ele pode elogiar o seu produto ou até mesmo fazer uma crítica que ajude a empresa a melhorar em algum ponto.
Assim, um feedback do cliente pode trazer inúmeros benefícios. Afinal, se o cliente é o mais importante, nada melhor do que saber direto de quem usa o seu produto/serviço.
5. Maior relevância no mercado
Quando uma empresa começa a aplicar diferentes estratégias de marketing digital para promover seu negócio, automaticamente, ele está buscando seu espaço em meio a um ambiente amplo e repleto de concorrentes.
Hoje, estar na internet promovendo uma empresa não é mais uma ação de destaque, mas sim uma obrigação.
Uma vantagem da Internet é que as pequenas e médias empresas conseguem brigar por atenção com as grandes marcas do mercado.
Para isso, é necessário investir na construção de uma boa reputação, atendimento qualificado e em ações de marketing que envolvam Google AdWords, SEO, mídias sociais e outras formas de comunicação.
6. Maior interatividade
Um dos principais porquês que levam as pessoas à investir marketing digital é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.
As empresas fazem campanhas, publicações e ações. Do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas.
7. Rápido de ser implementado
A internet e, em sua essência, ágil e democrática: em poucos segundos, você tem acesso a praticamente qualquer pessoa e informação, que de outra forma estaria muito distante, e custaria muito mais caro chegar até ela.
O mesmo acontece com o Marketing Digital: hoje, apenas com um computador, muita vontade de aprender e acesso à internet, qualquer um consegue implementar técnicas e estratégias digitais em seus negócios.
8. Mensuração de resultados
No marketing offline, uma empresa não conseguiria, por exemplo, mensurar quantas pessoas viram um outdoor em uma rua. É um trabalho impossível contabilizar o alcance de algo tão amplo, simplesmente porque não há um recurso capaz de fazer isso com eficiência e baixo custo.
Já no marketing digital, os dados podem ser obtidos facilmente em uma campanha. É possível saber exatamente o resultado das campanhas veiculadas, tendo uma noção exata em números da quantidade de pessoas que tiveram acesso a esses conteúdos.
Essa capacidade de mensurar dá a grande vantagem de analisar resultados e saber exatamente o que está dando certo ou, se necessário, repensar a forma de abordagem e propor algo mais eficiente.
É com essa quantidade enorme de dados que as empresas trabalham, buscando tornar a experiência do usuário cada vez mais completa, imersiva e pessoal. A coleta, análise e uso de dados ainda é um dos pontos mais complexos e caros dentro do marketing digital.
Afinal, são inúmeros detalhes, questões e tecnologias envolvidas que permitem a uma empresa basear suas decisões estratégicas inteiramente nos resultados vindos de uma análise de dados.
Estratégias de marketing no meio online
SEO
Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português, são as ações que contribuem para melhorar o posicionamento das páginas e conteúdos do seu site, dentro dos mecanismos de pesquisa.
É considerada uma das ferramentas mais práticas e econômicas que você pode utilizar para impulsionar as suas vendas na internet. Isso porque, falando de maneira simplista, basta você utilizar as palavras-chave corretas, nos lugares corretos e com a densidade correta.
Porém, exige todo um conhecimento por trás, além disso, é uma estratégia de médio a longo prazo que exige um esforço inicial muito grande.
Inbound Marketing
Inbound Marketing, basicamente, nada mais é do que um conjunto de estratégias, cujo foco é atrair consumidores para uma empresa de maneira voluntária.
Neste tipo de estratégia, o objetivo é procurar saber melhor quais são as necessidades ou desejos do público-alvo, para que, em seguida, se lance algum tipo de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer a solução para o que eles precisam.
Se trata de um método bastante eficaz, e que muitas empresas estão utilizando no momento. Entretanto, para colocar essas ações em prática, é necessário um nível básico de conhecimento e ter as estratégias já muito bem estruturadas, além de claro, também saber como fazer o acompanhamento das métricas.
Segundo o WebDAM, o Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing.
Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo possui o objetivo de engajar o seu público-alvo através da criação de conteúdo relevante e que gere um valor maior para as pessoas no momento em que conhecem sua marca.
Atualmente, é considerada uma das estratégias de Marketing Digital que mais cresce no Brasil e no mundo. Afinal, o conteúdo tem um poder enorme na hora de direcionar o público para a aquisição de produtos e serviços.
Por meio de uma boa estratégia, é possível notar o custo de atração de clientes ser reduzido consideravelmente, isso porque, assim como o SEO, não é preciso de muitos recursos para fazer essa estratégia funcionar. Basta produzir bons conteúdos, e um anúncio, de forma geral, mais atraente.
Segundo a Demand Metric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads.
E-mail marketing
É uma ótima estratégia de marketing digital quando se trata de manter o interesse do público. Através do e-mail marketing é possível enviar aos clientes ofertas, novidades da loja, cupons especiais, lançamento de produtos, etc.
Mas não transforme sua estratégia de e-mail marketing em spam. Não envie e-mail todo dia ou várias vezes ao dia de um único determinado assunto. Por isso, atente-se a enviar apenas conteúdos realmente interessantes e que tenham altas chances de engajar o seu público-alvo.
Redes Sociais
As redes sociais se transformaram no maior meio de socialização do mundo, e com isso, acabaram se tornando um local muito interessante quando se trata de aplicar as estratégias de marketing digital, até mesmo porque, boa parte do seu público-alvo muito provavelmente estará lá.
Existem diversas razões para que você invista nas redes sociais, a maior delas é o número altíssimo de visitantes que cada uma das redes sociais possuem. É nítida a importância na divulgação dos produtos, marca e campanhas nas redes sociais.
Lembre-se de apenas entregar conteúdos extremamente relevantes à sua persona. Além disso, existem várias redes sociais por aí e nada adianta você fazer uma campanha perfeita para sua persona, se ela não vai ser impactada. Ou seja, você também precisará saber em qual rede social a sua persona está e utiliza frequentemente.
Uma vez que você já sabe quem é a sua persona, fez uma campanha extremamente relevante, com conteúdo de qualidade e sabe onde entregar este conteúdo, está tudo encaminhado para dar certo.
Além disso, tão importante quanto todas as dicas dadas anteriormente, é você realizar análises frequentemente dos seus anúncios e campanhas.
Conclusão
Em resumo, conseguimos visualizar por que deve-se investir no marketing digital para fazer a sua empresa crescer no meio online.
Caso tenha mais interesse em estratégias de marketing, baixe nosso ebook gratuito:
Se você quiser se destacar mais no meio digital, não hesite em buscar ajuda com uma consultoria especializada.
Não perca tempo e marque já o seu diagnóstico gratuito com a gente!